A sustentabilidade na construção esteve no centro do debate durante a III Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal – COPIP, com organização da APPII e da Vida Imobiliária, que decorreu no passado dia 30 de junho, no espaço “O Clube – Monsanto Secret Spot”, em Lisboa E a Vanguard Properties não deixou de marcar presença naquela que foi a maior conferência organizada pela APPII.

Com moderação de Manuel Collares Pereia, Consultor Científico da Vanguard Properties, a sessão “a sustentabilidade na construção e imobiliário como desafio de futuro!” contou com a participação de José Cardoso Botelho. E segundo o CEO da maior promotora portuguesa, “a madeira é claramente o futuro”. “Os clientes já procuram imóveis mais sustentáveis, também por uma questão de valorização futura”, adiantou, sublinhando ainda que a Vanguard Properties “tem vindo a assumir uma posição pró-ativa que pretende ir muito para além do que dita a legislação ambiental. Perante os atuais desafios, só faz sentido olharmos para os nossos projetos numa perspetiva de futuro sustentável”.

Neste contexto, recorde-se que a Vanguard Properties celebrou um acordo de entrada no capital da Black Oak Company, empresa de construção em madeira que detém uma unidade industrial em Esposende. No âmbito deste acordo estratégico, a Black Oak Company investe 25 milhões de euros, e pretende expandir a fábrica com vista à duplicação da área de implementação para 20 mil metros² e aumentar a capacidade instalada para uma produção anual de 200 casas de madeira (woodframe) e mil em CLT (cross-laminated timber). Para a Vanguard Properties este é um investimento estratégico que alia a inovação à sustentabilidade, alterando o paradigma no imobiliário em geral e no método construtivo em particular, com casas que são Net Zero Carbon Buildings (NZEB), isto é, com alta eficiência energética e uma pegada ambiental neutra ou negativa. Desta forma, a promotora imobiliária pretende estar na vanguarda do sector imobiliário e tem já previsto a produção de mil casas sustentáveis para os projetos Terras da Comporta e Muda Reserve, cujo início de produção está previsto para o início do quarto trimestre do presente ano.

Microsoftteams Image (36)
Microsoftteams Image (38)