Vanguard investe na ECOSTEEL

O grupo Vanguard Properties realizou um investimento estratégico de 30 milhões de euros na ECOSTEEL, empresa sediada em Laúndos, Póvoa do Varzim, e uma referência internacional no setor das caixilharias, consolidando assim o seu papel na dinamização da construção industrial portuguesa e na promoção da construção sustentável.

Com o investimento da Vanguard Properties, que inclui a aquisição de 50% do capital da ECOSTEEL, o reforço do seu capital e maior apoio ao desenvolvimento comercial, a ECOSTEEL entra num novo ciclo de expansão na sua indústria de base, nomeadamente nos sistemas de caixilharia minimalistas de construção inovadoras e instalações artísticas, passando também pela área do design e tecnologia. Este investimento permitirá a criação de uma nova unidade industrial de produção de madeira laminada cruzada (CLT) destinada à construção de edifícios em altura.

Neste contexto de expansão da empresa, está previsto o reforço superior a 60% do número de colaboradores da ECOTSEEL para cerca de 400 até 2024, entre os quais arquitetos, engenheiros, designers, serralheiros e instaladores. Recorde-se ainda que, em junho de 2022, a Vanguard Properties anunciou o investimento na Black Oak Company, empresa portuguesa especializada na construção de casas em madeira que passará a operar brevemente sob a marca KŌZŌWOOD Industries. Assim, o investimento total da Vanguard Properties em unidades industriais portuguesas soma um total de cerca de 50 milhões de euros,.

Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “a ECOSTEEL destaca-se por ser um dos melhores fabricantes de janelas minimalistas, com design e tecnologia de ponta, e integra perfeitamente a nossa visão industrial. Com a criação de uma nova unidade industrial de produção de CLT, materializamos o nosso investimento estratégico na industrialização da construção e produziremos casas e edifícios sustentáveis, em madeira, nomeadamente para os projetos ‘Terras da Comporta’, ‘Muda Reserve’, ‘Foz do Tejo’, entre outros. Acreditamos que este é o primeiro passo para a criação de um grande grupo exportador, beneficiando da tendência crescente do uso da madeira em edifícios, havendo falta de indústrias apetrechadas tecnologicamente para responder à procura”.

Para José Maria Ferreira, fundador e CEO da ECOSTEEL, “esta parceria irá potenciar enormemente a capacidade de produção do grupo e a sua expansão internacional, reforçando ainda a solidez económica e financeira, assim como a sua infraestrutura produtiva com enormes vantagens para os clientes”.

Fundada em 2013, a ECOSTEEL é internacionalmente reconhecida pelo desenvolvimento de sistemas de caixilharia minimalistas e sistemas de construção inovadores apoiados em tecnologia de ponta, exportando para diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França e Austrália. Entre as obras emblemáticas edificadas com soluções desenvolvidas pela ECOSTEEL, destacam-se o edifício Castilho 203, em Lisboa, da Vanguard Properties, o hotel The Maybourne Riviera, no principado do Mónaco, ou o hotel Château La Coste, em França, com um pavilhão projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Sob a alçada da sua marca Otiima, a ECOSTEEL colaborou em vários projetos de arquitetura de Siza Vieira (Portugal, Pritzker 1992), Eduardo Souto de Moura (Portugal, Pritzker 2011), Aires Mateus, John Pawson (Inglaterra), Renzo Piano (Itália, Pritzker 1998), Jean Nouvel (França, Pritzker 2008), RCR Achitects (Espanha, Pritzker 2017), Vincent Van Duysen (Bélgica), Alejandro Aravena (Chile, Pritzker 2016); e obras de escultura de José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis entre muitos outros.

A ECOSTEEL mantém ainda um intenso programa de investimento na comunidade, especialmente junto dos mais jovens. Prova disso é o facto de ser mecenas da escola “42 Porto” que visa formar, gratuitamente, jovens programadores, sendo esta instituição de educação um enorme e verdadeiro sucesso nacional e internacional.