Visita à Escola 42 Lisboa

José Cardoso Botelho acompanha visita de Secretário de Estado da Internacionalização à Escola 42 Lisboa

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, acompanhou no passado dia 21 o Secretário de Estado da Internacionalização Dr. Eurico Brilhante Dias e a Dra. Marta Costa (Adjunta) numa visita à Escola 42 Lisboa, onde foram recebidos pelo Prof. Pedro Santa Clara, líder da Associação 1010, responsável pela escola.

A visita serviu para observar a escola em funcionamento desde o dia 19 de outubro e contactar os alunos que realizam as provas de aferição de competências incluídas na primeira de três pool previstas para esta primeira fase.

Este primeiro grupo é composto por 150 candidatos com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, provenientes de todos os extractos sociais, com, e sem, formação superior, alguns até mesmo sem o 12º ano de escolaridade.

Foi surpreendente verificar a presença neste grupo de engenheiros (e estudantes de engenharia), médicos, pilotos aviadores ou antropologistas que se inscreveram com o objetivo quer de completar a sua formação com a competência em Inteligência Artificial quer de simplesmente dar um novo rumo às suas carreiras.

Com a escola a funcionar há apenas dois dias, foi gratificante observar os candidatos a trabalhar afincadamente em grupo, procurando as soluções para os desafios colocados pela inovadora plataforma de aprendizagem desenvolvida pela Escola 42.

A Vanguard Properties tem imenso orgulho em ser um dos três Founding Fathers desta iniciativa de cariz filantrópico para a qual contribuiu com 1,25 milhões de euros.

Atualmente, através do ensino tradicional, Portugal apenas consegue formar cerca de 2000 programadores por ano, quando as necessidades do mercado apontam para os 50000.

Neste contexto, a Escola 42 reveste-se de uma importância fundamental, pois nesta vaga da crescente digitalização só através de recursos humanos qualificados, o país poderá fazer parte dos países líderes da transição digital.

Ainda no âmbito desta visita, ficámos a saber que a Associação 1010 já está a avaliar a abertura a norte de Portugal, mas, como não há bela sem senão, foi com tristeza que se constatou que a Associação não obteve o estatuto de IPSS, fundamental para lograr aumentar a contribuição dos mecenas.

Visit42