Vanguard inicia construção das casas da “Muda Reserve”

A Vanguard Properties iniciou a construção de residências no empreendimento ‘Muda Reserve’, na Muda, concelho de Grândola, tendo previsto um investimento total de 200 milhões de euros neste projeto.

O arranque desta nova fase do projeto, depois de concluídas as obras de infraestruturas, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho.

No imediato, terá início a construção das primeiras oito casas ‘Casas da Chaminé’, que reinterpretam a tradicional casa alentejana, tendo a chaminé com referência inspiradora. Refira-se que estas moradias serão NZEB – Net Zero Carbon Buildings –, com a estrutura totalmente construída em madeira pela KŌZŌWOOD, empresa de construção em madeira, na qual a Vanguard Properties investiu 30 milhões de euros, no âmbito da sua estratégia de investimento, na construção industrial portuguesa.

A construção destas moradias marca também o início da comunidade de energia descentralizada que a Vanguard Properties está a desenvolver para os seus projetos na Comporta, constituído pela “Muda Reserve” e “Terras da Comporta” (Dunas e Torre), e que será a maior da Europa, ao abrigo de uma parceria celebrada com a Greenvolt Comunidades.

Estas moradias, com a assinatura do atelier de arquitetura Saraiva+Associados, têm piscina e jardim privativo. Desenvolvendo-se em dois pisos, estão disponíveis em tipologias que vão do V3 a V5 e áreas entre 180m² e 300 m², em lotes de 620m² a 1.125 m². Após a conclusão da construção destas oito moradias, que no total deverá ser de aproximadamente 12 meses, a Vanguard Properties irá iniciar a segunda fase de construção, com mais de 80 casas em pipeline projetadas pelo atelier de arquitetura AO-LX, sendo também edifícios NZEB.

O ‘Muda Reserve’ será também caracterizado pela componente artística – o reputado arquiteto Francis Keré, vencedor prémio Pritzker em 2022, irá projetar uma capela para este empreendimento, aberto a toda a comunidade. Refira-se ainda que este projeto, com área total superior a 350 ha, envolverá também zonas de espaços verdes e serviços comerciais, que se estendem por um hectare. Será também reservada uma zona dedicada ao desporto e aos mais jovens, estando já construídos um campo de jogos e um parque infantil.

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, destaca que “o projeto Muda Reserve começa hoje a tomar forma, com o início da construção do primeiro empreendimento residencial em Portugal, inserido numa comunidade energética e com moradias de estruturas construídas 100% em madeira de elevada qualidade. O empreendimento, reunindo espaços verdes, serviços e lazer, atrairá investimento nacional e estrangeiro para o concelho de Grândola, que será também a ‘casa’ de uma capela para a comunidade projetada pelo arquiteto de renome mundial, Francis Keré”.

IMG 0315 (3)